Dissertação

Dissertação

Para muitos, a dissertação é a forma mais difícil de redação. Muito pedida nos vestibulares, a dissertação nada mais é do que uma reflexão, um debate, uma discussão ou um questionamento a respeito de um determinado tema.

Essa forma de redação expressa o ponto de vista de quem escreve sobre determinado assunto. Dissertar é, acima de tudo, emitir opiniões de maneira convincente para que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor.

A argumentação é o principal elemento da dissertação. Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa, ou seja, é preciso escrever de uma maneira impessoal.

Nunca use termos como “na minha opinião”, “eu penso que”, etc…

Na dissertação, coloque suas idéias de forma lógica, coerente e organizada.

Como toda redação, a dissertação também segue o esquema introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução apresente o tema. Você pode, por exemplo, transformar esse tema em uma pergunta para que posteriormente você possa responder a esse questionamento no decorrer do texto.
O desenvolvimento deve conter ideias que reforcem o argumento principal, e a conclusão deve fechar o argumento, se possível numa frase, que mostre que os conceitos defendidos na dissertação são válidos.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *