Click Estudante

Globalização

Chamamos de globalização a integração social, cultural, econômica e política entre os países. Esse processo começou a ganhar força entre os séculos 20 e 21. As principais teorias dizem que o processo de globalização está acontecendo por necessidade do sistema econômico operante na maior parte da Terra: o capitalismo.

Formando-se uma aldeia global, os mercados de países desenvolvidos são difundidos para países em desenvolvimento. Dessa forma, pessoas se aproximam, o mundo fica interligado e suas características locais vão se misturando.

Esse processo interfere em todas as áreas da sociedade. Um dos locais em que a globalização se torna mais perceptível é através da internet. Por essa ferramenta de comunicação é possível conhecer, conversar, obter notícias e realizar atividades comerciais por meio de um computador. Isso movimentou o mercado de telecomunicações em países que ainda estavam se desenvolvendo no setor.

Emissoras de TV também entraram no processo. Através da difusão por satélite, brasileiros podem ter acesso aos canais de televisão da Itália e do Japão, por exemplo. É possível dizer que a globalização ajudou até na tentativa de se manter a democracia e se posicionar sobre posturas e ações políticas e sociais que acontecem em locais muito distante de uma pessoa.

Faz parte do processo de globalização a maior distribuição de comida, medicamentos, tecnologia, equipamentos e técnicas cirúrgicas. Isso tem aumentado a longevidade e expectativa de vida nos países em desenvolvimento.

Vários cientistas sociais possuem uma definição específica e pessoal sobre o processo de globalização. Entre as críticas, está a desintegração da cultura local de um povo e o maior domínio do sistema capitalista, que sempre privilegia os mais ricos.

Sair da versão mobile