Você já ouviu aquela história de que no Japão os professores são os únicos que não precisam se curvar diante do Imperador? Segundo diziam os boatos em uma terra sem professores não haveriam imperadores, infelizmente essa história é mentira, mas faz todo sentido. Os professores são tão importantes que ganharam até um dia especial, o Dia dos Professores.
Os professores são responsáveis pela educação e as vezes passam mais tempo com os alunos que os próprios pais, para se dedicar a profissão eles precisam estudar por vários anos, aguentar diversos tipos problemas com o sistema de educação ineficaz brasileiro e os baixos salários.
É quase impossível encontrar uma pessoa que não se recorde de um professor em especial, aquele mestre que era diferente, que possuía um jeito especial de ensinar ou até mesmo ter uma lembrança de gratidão pelos ensinamentos.
Aqui no Brasil o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro, essa data foi escolhida por um decreto de Dom Pedro I, na época Imperador do Brasil, ele decretou em 1827 o Ensino Elementar no Brasil.
O Dia dos Professores começou a ser comemorado em 1947 na escola Ginásio Caetano de Campos na cidade de São Paulo, a ideia inicial foi do professor Salomão Becker e foi adotada rapidamente por seus colegas de trabalho.
A ideia começou a ser adotada por outras escolas da cidade e virou o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que reconheceu o Dia dos Professores e feriado escolar no dia 15 de outubro. Segundo o decreto:
“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
O Dia dos Professores também é comemorado em outros países, mas em datas distintas.