Ao estudarmos a energia térmica nos deparamos com dois conceitos bastante importantes: Calor Sensível e Calor Latente.
Calor é toda energia térmica em trânsito, gerada a partir de corpos que apresentam diferença de temperatura.
O Calor Sensível é aquele que um corpo ganha ou perde, provocando alteração de temperatura, mas sem alterar o estado físico do corpo. Isso acontece tanto para sólidos, quanto para líquidos e gases.
O Calor Sensível é representado pela letra c e também pode ser chamado de calor específico. Esse tipo de calor é dado em cal/g. °C, relação entre a quantidade de calor que um grama de substância deve receber ou perder para que aconteça a variação de um grau de temperatura.
Já o Calor Latente é aquele em que o fornecimento de energia térmica não provoca alteração de temperatura, mas causa mudança de estado físico nos corpos. O calor latente nos indica a quantidade de energia térmica que uma substância deve receber ou perder para que mude de estado físico.
Essa mudança de estado pode acontecer de sólido para líquido, do líquido para o gasoso, do líquido para o sólido, etc…
O calor latente é representado pela letra L, e é calculado pela razão entre a quantidade de calor (Q) que a substância deve receber ou ceder e sua massa (m).
L = Q/m
O calor latente pode se apresentar positivo, quando indica o recebimento de calor, ou negativo, quando indica a perda de calor. A unidade de calor latente é o joule por quilograma (J/Kg).