Um estudo da Universidade de Kentucky divulgou uma técnica que pode ajudar as pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. Apenas nos Estados Unidos, 6 milhões de cidadãos apresentam o problema.
A solução encontrada pelos médicos cardiologistas do hospital da Universidade de Louisville consiste em retirar células-tronco do coração, copiá-las em laboratório, e injetá-las novamente no coração, já que as células-tronco cardíacas são capazes de se transformar em novas células e, com isso, recuperar os músculos cardíacos e os vasos sanguíneos.
Essa descoberta é um grande avanço para a cardiologia. No entanto, os médicos informam que as células não são capazes de curar a doença, mas apenas melhorar o funcionamento de um coração debilitado.
No Brasil, pesquisas importantes também têm sido realizadas com o intuito de utilizar células-tronco contra doenças cardíacas. Um estudo brasileiro já indicou que uma fração de células da medula é capaz de regenerar vasos sanguíneos do coração.
Experimentos foram realizados em ratos com sinais de infarto do miocárdio. O resultado obtido foi que a injeção destas células no músculo cardíaco melhorou o funcionamento do coração dos animais. Um benefício dessa técnica é que não há risco de rejeição.
O procedimento já foi realizado de forma experimental em pacientes com doenças cardíacas graves e os resultados também foram satisfatórios.
Outras pesquisas nesse sentido continuam em desenvolvimento, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. A comprovação da eficácia dessas técnicas deve sair nos próximos anos.