As células-tronco embrionárias são aquelas que podem se transformar em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Essas células são encontradas no embrião humano e sua obtenção tem sido questionada e criticada, pois consiste em destruir o embrião.
Atualmente, a forma mais utilizada para conseguir células-tronco embrionárias é a partir do congelamento de embriões. Por essa técnica, os óvulos fecundados são congelados em clínicas de fertilização e mantidos até o estágio conhecido como blastocisto. Depois disso, o embrião é destruído e as células são removidas.
A utilização medicinal das células-tronco embrionárias tem se mostrado surpreendente. As células-tronco retiradas de embriões humanos já são referências para o tratamento e cura de vários males, como o câncer, o Mal de Alzheimer e cardiopatias.
No entanto, organizações, igrejas e até mesmo cientistas têm questionado a técnica, buscando uma reflexão sobre o uso terapêutico generalizado desse tipo de célula.
No Brasil, a legislação sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos foi aprovada no Congresso Nacional, permitindo o uso dessas células para qualquer finalidade.