O cinema é considerado a sétima arte. Seu marco inicial aconteceu 1895 com a invenção dos Irmãos Lumiére, reconhecidos historicamente como fundadores do cinema.
Foram eles que criaram o cinematógrafo, aparelho inspirado na engrenagem de uma máquina de costura, que registrava a impressão de movimento, ou seja, tirava fotos sequenciais que transmitiam a ilusão de movimento e que eram projetadas para o público.
A palavra cinema vem do grego, κίνημα, que significa movimento. Essa arte é classificada como a técnica de registrar e reproduzir imagens com impressão de movimento.
A produção cinematográfica de um país, geralmente, reflete culturas e realidades vivenciadas. O cinema é considerado uma importante forma de arte, entretenimento e educação.
O cinema é composto por elementos visuais, com poder de comunicação universal.
O cinema passou por vários segmentos, como o cinema mudo, o cinema com som, o preto e branco, e, mais recentemente, as grandes produções de Hollywood. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os Estados Unidos não são os principais produtores de filmes. A maior indústria cinematográfica do mundo está localizada na Índia.