A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que as influenciam.
A Cinética química é o ramo da química que estuda a velocidade com que as reações químicas acontecem e quais são os fatores que desencadeiam essas reações.
Nessa área, analisamos como o tempo de reação interfere na variação da quantidade de reagentes e produtos. Graças à cinética química podemos entender porque algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente.
Na cinética química temos o conceito de Velocidade média de uma reação (Vm), que é dada pelas seguintes expressões:
Vm = Δconcentração/Δtempo, ou;
Vm = Δmassa/Δtempo, ou;
Vm = Δnúmero de mols/Δtempo.
A velocidade pode ser calculada a partir da variação da concentração dos reagentes ou produtos ou pela variação do tempo.
A velocidade de uma reação pode ser afetada por alguns fatores, como: o número de choques entre as moléculas dos reagentes e a energia com que as moléculas colidem entre si.
Nesse tipo de análise, devemos levar em conta a pressão e a superfície de contato. Entenda:
1 – Pressão (gases) – O aumento da pressão causa uma diminuição do volume, aumenta o número de choques entre os reagentes e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação.
2 – Superfície de contato – O aumento da superfície de contato aumenta o número de choques entre os reagentes e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação.
3 – Temperatura – O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular (Ec), aumenta o número de colisões entre os reagentes e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação.
Vale lembrar que é possível controlar algumas reações, deixando-as mais rápidas ou mais lentas.