A região centro-oeste do Brasil sofreu forte influência da culinária indígena, seus principais pratos utilizam carne de caça e pequi (fruto muito comum nessa região). Por possuir alguns grandes rios os peixes de água doce também são bastante consumidos sempre acompanhados de arroz, pirão e farofa de banana.
Os estados que formam a região centro-oeste são: Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e Distrito Federal (DF).
Os pratos típicos do Mato Grosso são:
Mojica de Pintado, Galinha Caipira, Pacu Assado, Caldo de Piranha, Ventrecha de Pacu, Moqueca de Peixe, Curimba à Moda Mato-Grossense, Piraputanga ao Molho Branco, Capivara na Caçarola, Costela Atolada, Carne Seca com Banana, Vaca Atolada, Picadinho com Quiabo e Guisado à Moda Cuiabana.
Já no Mato Grosso do Sul, a influência de países da América do Sul, como Paraguai e Argentina é muito forte, então alguns pratos foram adaptados. Suas principais receitas são:
Sopa Paraguaia, Forrundu (doce de mamão com rapadura), Pacu, Caribéu (abóbora com carne-seca), Tereré (tipo de chá semelhante ao chimarrão), Puchero (espécie de cozido proveniente da Argentina) e Locro.
A culinária de Goiás é muito parecida com a mineira, suas comidas típicas mais conhecidas são:
Arroz com Pequi, Guariroba, Galinhada, Pamonha de Milho, Abobrinha Recheada, Empadão Goiano, Peixe na Telha e Arroz Maria Isabel.
Já o Distrito Federal, por ser um estado relativamente novo e abrigar uma diversidade muito grande de pessoas, não possui uma grande variedade de comidas típicas, os pratos mais consumidos são uma mistura de diversas regiões, entre eles estão:
Tereré, Galinhada, Pizza, Pamonha, Empadão Goiano, Vaca Atolada, Sopa Paraguaia, Pato no Tucupi, Pão de Queijo e Chico Angu.
As sobremesas do centro-oeste são muito saborosas, as mais famosas são as compotas de frutas, frutas cristalizadas e sorvetes de frutas do cerrado (graviola, caju, gabiroba e cajá).