Click Estudante

Consequências da segunda guerra mundial

Muitas mortes não foram registradas na Segunda Guerra Mundial e por isso as estimativas variam entre si, porém, a maioria sugere cerca de 60 milhões de vidas foram perdidas neste período negro da história do mundo, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. Os óbitos civis se deram por causa de doenças, fome, massacres, bombardeio e genocídio deliberado. A União Soviética perdeu quase a metade de todas as mortes registradas na Segunda Guerra Mundial, cerca de 27 milhões de pessoas, ou seja, um em cada quatro cidadãos soviéticos foram feridos ou mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Destes totais de vitimas, 85 por cento, soviéticos e chineses foram do lado dos Aliados e 15 por cento do lado do Eixo. Muitas dessas mortes foram causadas por crimes de guerra cometidos pelas forças alemãs e japonesas nos territórios ocupados. Acredita-se que 11 milhões a 17 milhões de civis morreram como resultado da política ideológica nazista, incluindo o genocídio sistemático de cerca de 6 milhões de judeus durante o Holocausto, juntamente com mais de cinco milhões de ciganos, eslavos, homossexuais e outras minorias étnicas e outros grupos minoritários que os nazistas quiseram banir de suas terras. Na China, aproximadamente 7,5 milhões de civis morreram durante a ocupação japonesa e os sérvios, foram alvejados pela organização croata alinhada ao Eixo.
 
O Massacre de Nanquim foi a atrocidade mais conhecida cometida pelo Império do Japão, centenas de milhares civis chineses foram estuprados e assassinados, de 3 milhões e 10 milhões, a maioria chineses, foram mortos pelas forças de ocupação japonesa. Durante a Sanko Sakusen, foi registrado por Mitsuyoshi Himeta 2,7 milhões de vitimas, o general Yasuji Okamura implementou a política em Heipei e Shandong.
 
As armas químicas e biológicas foram utilizadas pelas forças do Eixo. Os italianos utilizaram gás mostarda na conquista da Abissínia. O exército Imperial Japonês, uma variedade de armas biológicas durante a invasão e ocupação da China e nos conflitos iniciais contra os soviéticos, tanto alemães quanto japoneses testaram armas deste tipo, tanto em civis quanto em prisioneiros de guerra.
 
Muitos dos atos do Eixo foram levados a julgamento pelos primeiros tribunais internacionais, mas muitos dos crimes causados pelos Aliados, não foram devidamente julgados. Podemos citar os exemplos as seguintes ações dos Aliados: Transferência de população na União Soviética e o internamento estadunidenses-japoneses em campos de concentração nos Estados Unidos, a Operação Keelhaul, a expulsão dos alemães após a Segunda Guerra Mundial, os estupros em massa de mulheres alemãs pelo Exército Vermelho Soviético.
 
As mortes causadas pela fome também podem ser atribuídas ao resultado da Segunda Guerra Mundial: a fome de 1943 em Bengala e a fome no Vietnã de 1945. Além destes números, alguns historiadores tem atribuído a guerra os bombardeios em massa nas áreas civis em território inimigo, incluindo Tóquio e nas cidades alemãs, tais como: Dresden, Hamburgo e Colônia dos Aliados Ocidentais, que resultou na destruição de 160 cidades e uma estimativa de 600 mil civis alemães.

Sair da versão mobile