Ecossistemas são partes da biosfera que podem ser estudadas de modo isolado. O ecossistema é um conjunto que compreende os seres vivos, o meio ambiente e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.
No Brasil existem, pelo menos, nove tipos de ecossistemas diferentes em relação à vegetação e localização territorial. Veja abaixo a relação dos Ecossistemas Brasileiros:
Amazônia – Floresta que ocupa a Região Norte do Brasil. A região é condicionada pelo clima equatorial úmido, possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde florestas densas até campos. Também apresenta florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas.
Semi-árido – Caatinga – Compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais. A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional e é caracterizada pela ocorrência da vegetação mais rala, com áreas mais elevadas sujeitas às secas.
Cerrado – Ocupa a região do Planalto Central brasileiro. Com clima que apresenta duas estações bem definidas, o Cerrado conta com fisionomias variadas que vão de campos limpos desprovidos de vegetação à formação arbórea densa.
Mata Atlântica – Florestas estacionais semideciduais. Hoje possui apenas 4% da cobertura original. Possui climas temperados úmidos no extremo sul e tropical úmido e semi-árido no nordeste. Tem áreas de floresta densa e campos rupestres, além de florestas de Araucárias.
Mata dos Cocais – Composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, a vegetação da Mata dos Cocais possui também uma grande área provinda de um reflorestamento, uma floresta reconstituída pós-desmatamento, composta de babaçu, carnaúba, oiticica e buriti.
Pantanal – É a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, com microrelevos e regimes de inundação.
Pampas – Apresentam clima temperado no extremo sul do país. Região com terrenos planos, planaltos gaúchos e coxilhas de relevo suave-ondulado. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramíneo-lenhosa.
Ecossistemas costeiros e insulares – Estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas. Também apresentam os manguezais e os campos salinos.