A Era Cenozóica durou cerca de 65 milhões de anos. Também conhecida como a Idade dos Mamíferos, esse período foi dividido em dois momentos desiguais, chamados de Terciário e Quaternário, subdivididos em Paleógeno e Neógeno.
Na era Cenozóica a fragmentação das massas de terra continental continuou até a sua configuração atual, com a formação dos continentes africano, da América do Sul, da Austrália e da Antártica.
O clima mundial nesse período era inicialmente o tropical morno. Mas nos períodos Neógeno e Paleógeno houve um esfriamento drástico causado pelo surgimento do Himalaia.
Nessa era, as espécies de mamíferos e pássaros eram bastante diversificadas, e linhagens diferentes de Mamíferos evoluíram.
Pássaros carnívoros não voadores, os chamados diatrymideos da Laurásia, viviam em florestas tropicais, e nos mares apareceram as primeiras baleias dentadas arcaicas.
Ainda nessa era, quinodermos, corais, briozoários, insetos e esponjas eram basicamente como são hoje em dia, e as formigas também eram tão ou mais numerosas do que são hoje.