A gravidez humana dura três trimestres repletos de transformações e sintomas.
A gravidez de uma mulher dura cerca de 40 semanas. Esse tempo pode ser dividido em três seções, os chamados trimestres.
O primeiro trimestre abrange as semanas de 1 a 12; o segundo trimestre corresponde as semanas de 13 a 28; e o terceiro trimestre equivale as semanas de 29 a 40.
Cada trimestre traz um conjunto distinto de sintomas da gravidez. Veja as etapas da gravidez humana e seus acontecimentos.
Primeiro trimestre
O corpo feminino sofre uma série de alterações hormonais no primeiro trimestre. Quase todos os órgãos do corpo sofrem alguma alteração causada pela gravidez. Após a concepção, a mulher pode apresentar problemas estomacais, cansaço, mal-estar matinal, seios inchados, aumento da fome, dores de cabeça, azia, uma necessidade de urinar com mais frequência, mudanças de humor, constipação e perda ou ganho de peso. Muitos destes sintomas desaparecem com o avanço da gravidez.
Neste ponto, o cérebro do bebé e a medula espinhal se formam, e o coração se desenvolve. Até o final do primeiro trimestre, os braços e as pernas estão totalmente formados e o sexo do bebê já pode ser determinado.
Segundo Trimestre
Durante o segundo trimestre, muitas das características do primeiro trimestre podem desaparecer, mas novos sintomas podem surgir, o mais notável é o aumento do tamanho do abdômen da mãe. Outros sintomas incluem dores no corpo, principalmente nas costas, coxas e virilha, estrias potenciais sobre o abdômen, coxas, nádegas e seios, e pele mais escura ao redor das bochechas, testa, nariz e lábio superior.
A área ao redor dos mamilos também pode começar a escurecer. Os tornozelos, rosto e mãos podem começar a inchar.
Nesse período, os músculos do bebê e os ossos continuam a se desenvolver, junto com a pele, que nesse momento é quase translúcida. Até o final do segundo trimestre, pés e impressões digitais são formadas e o cabelo começa a crescer.
Terceiro trimestre
Alguns sintomas, como dores ou inchaço nas articulações, acontecem a partir do segundo trimestre e continuam no terceiro trimestre. Além disso, algumas mulheres relatam dificuldade para respirar e uma frequência maior de ter que usar o banheiro. Isto pode ser atribuído ao fato de que o bebê está aumentando de tamanho e requer mais espaço no abdômen.
Os sintomas do terceiro trimestre também incluem hemorróidas, seios com vazamentos, umbigo saliente, dificuldade em dormir e contrações. Como o nascimento se aproxima, o colo do útero afina e amacia para ajudar a sustentar e a abrir o canal do parto vaginal.
Nessa fase, os ossos do bebê estão completamente formados. Os olhos começam a se abrir e o bebê começa a engordar mais. Até o final do terceiro trimestre, os órgãos do bebê são capazes de funcionar por conta própria e ele está pronto para nascer.