Fernão Dias foi um bandeirante brasileiro conhecido como “O caçador de Esmeraldas”. Saiba mais!
Fernão Dias Paes Leme nasceu na Vila de São Paulo de Piratininga no ano de 1608. Ele se tornou um importante bandeirante e viajou o Brasil em busca de riquezas minerais.
Fernão Dias ficou conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”. Ele era casado com Maria Garcia Betina, uma descendente da etnia indígena Tibiriçá que era irmã de Pedro Alvares Cabral por parte de pai.
Fernão Dias era um homem rico e tinha várias propriedades em São Paulo. Ele participou de muitas expedições pelo sertão e o interior do Brasil.
Em 1661, num momento de crise econômica do país, o Império de Portugal passou a financiar as bandeiras para a procura de minas de ouro e outros minérios. Fernão Dias foi um dos beneficiados e partiu com uma caravana em 1674 para procurar esmeraldas em Sabarabuçu.
Fernão Dias explorou o estado de Minas Gerais durante sete anos. Ele percorreu os vales dos rios São Francisco e Pardo, e explorou as encostas da Serra do Mar e a região do Rio Doce.
Durante essa expedição, ele encontrou ouro e pedras preciosas perto do Rio das Velhas. Depois, seguiu para o Vale do Jequitinhonha, região central de Minas Gerais, onde finalmente encontrou pedras verdes, que julgava ser as tão desejadas esmeraldas.
Mais tarde, ele descobriu que suas pedras verdes eram, na verdade, turmalinas. Fernão Dias Pais Leme morreu na região do rio das Velhas, em 1681, vítima da malária. Seus restos mortais foram levados para São Paulo por seu filho Garcia Rodrigues Paes. Fernão Dias foi enterrado na Igreja de São Bento.
Hoje, o nome de Fernão Dias é conhecido no Brasil inteiro por ser o nome de uma das principais rodovias do país, a BR-381, que liga São Paulo a Minas Gerais.