Click Estudante

Filogenia

A filogenia é uma área que define hipóteses para as relações evolutivas das espécies.

A filogenia é um termo associado às relações evolutivas. Essa área também recebe o nome de filogênese, e se dedica a definir hipóteses para a evolução dos organismos.

A filogenia explora as relações ancestrais das espécies. Esse estudo foi criado por Willi Henning para testar a validade de grupos e sua taxonomia.

A Sistemática Filogenética desenvolve novos métodos para determinar a evolução. Entre os métodos empregados para a dedução de filogênese estão a parcimônia, a máxima verossimilhança e a inferência Bayesiana.

Graças a essa área é possível criar árvores com semelhança global, que mostram as relações filogenéticas. Segundo a filogenia, a transferência de genes entre os organismos pode ocorrer de duas maneiras: por transferência vertical e transferência lateral.

Entenda:

A transferência vertical acontece dos progenitores para os seus descendentes;

A transferência lateral acontece por migração de genes para organismos sem parentesco.

Hoje, é possível comparar dados morfológicos e ecológicos com o DNA. Dessa forma, a ciência garante a análise e a codificação de matrizes evolutivas.

O estudo da filogenia resulta em diagramas chamados de filogenias ou árvores filogenéticas. Esse diagrama mostra grupos de organismos com uma origem comum, considerados naturais quando os grupos representam um táxon reconhecido.

Sair da versão mobile