A maior floresta tropical do mundo é brasileira. A Floresta Amazônica está situada na região norte do país e tem uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados. Esse vasto e rico território também está presente em outros países, como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Mas a maior parte da floresta se encontra em território brasileiro, divida entre os Estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
A Amazônia é uma floresta formada por árvores de grande porte e com uma diversidade biológica jamais encontrada em outra região do planeta. Por isso, a floresta é alvo da ganância estrangeira.
A floresta possui um equilíbrio perfeito de seu ecossistema. Apesar de ainda guardar muitas riquezas e espécies desconhecidas pelo homem, a Floresta Amazônica é o refúgio de vários animais, insetos e espécies vegetais.
A floresta é cortada pelo rio Amazonas e seus afluentes. O clima predominante é o equatorial, com temperaturas elevadas e alto volume de chuvas.
Por causa da riqueza de seus recursos naturais, a Floresta Amazônica tem sofrido com o desmatamento, a biopirataria e a extinção de espécies.
Outros pontos importantes, são:
A Floresta Amazônica detém 1/5 de toda a água doce do planeta.
Mais de 20% de todas as espécies do planeta estão na Amazônia. Sendo cerca de 20 mil vegetais, 1400 espécies de peixes, 300 mamíferos, mais de 1300 pássaros diferentes, e dezenas de milhares de espécies de insetos, invertebrados e micro-organismos.
Diante de tudo isso, hoje, o mundo está constantemente ligado na Floresta Amazônica. O desmatamento desse ecossistema é capaz de causar alterações climáticas que afetariam todo o planeta.