As vezes nossos avós e bisavós nos contam umas histórias sobre coisas estranhas que são bem difíceis de acreditar, essas são consideradas lendas que provavelmente elas ouviram das avós delas. Essas lendas fazem parte do folclore brasileiro, aquele que aprendemos durante os anos da escola.
O folclore é considerado um conjunto de tradições e manifestações populares, ele representa a identidade de um grupo (povo). Normalmente ele é construído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração, as famosas histórias da vovó.
A origem da palavra folclore é inglesa, vinda de folklore que é a junção de folk, que significa povo, e lore, que significa conhecimento ou sabedoria. O folclore existe em todos os países, as vezes com outro nome, mas com as mesmas características.
O folclore brasileiro é repleto de misticismo, criaturas estranhas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas, festas, invenção de histórias (lenda) e outros tipos de manifestações. Como nosso folclore é riquíssimo as vezes nem percebemos que ele faz parte do nosso dia a dia, uma celebração muito grande folclórica são as festas juninas e o carnaval, além de toda a tradição por trás delas ainda existem o lucro na nossa economia, afinal elas atraem pessoas e geram muitos empregos.
Os provérbios populares também são peças folclóricas e utilizamos muitos eles, inclusive agora na era digital com a invasão deles nas redes sociais.
As crianças de hoje apesar de não saberem muito sobre nosso folclore, são influenciadas por ele, alguns grupos como Galinha Pintinha e Palavra Cantada mantem as tradições vivas trazendo as cantigas e músicas folclóricas em uma versão atual para as crianças, e vamos combinar que fazem um enorme sucesso.
Confira quais são os principais elementos folclóricos brasileiros:
Festas: Festa Junina, Carnaval, Bumba, Congado, Farra do Boi e Cavalhadas;
Comida típicas: Amendoim, canjica, pamonha, munguzá, cuscuz, milho cozido e assado, acarajé, caruru, vatapá, pé-de- moleque, arroz-doce, tapioca e caldo de cana;
Danças: samba de roda, catira, ciranda, maracatu, maculele, quadrilha de festa junina, bumba meu boi, baião, xaxado, frevo e carimbo;
Lendas: Boitatá, Boto, Bicho Papão, Curupira, Lobisomen, Mãe D’água, Corpo-seco, Pisadeira, Mula sem cabeça, Saci-Pererê, Capelobo e Comadre Fulozinha;
Brincadeiras: Amarelinhas, trava-línguas, cantigas de roda, cinco Marias e parlendas;
Cantigas (Cirandas): Capelinha de melão, Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha, Escravos de Jó, Peixe vivo, Fui no Itororó, A canoa virou, Sapo-cururu e meu galinho
Superstições: Gato preto, Sexta-feira 13, quebrar espelho, trevo de 4 folhas, passar debaixo da escada, nhoque da sorte, bater na madeira, guarda-chuva aberto dentro de casa e santo casamenteiro.
No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto e também existe o Dia do Saci no dia 31 de Outubro.