A tendência de um mundo sustentável tem trazido opções interessantes de fontes de geração de energia. O Brasil é um país que ainda necessita de investimentos em fontes como energia eólica, mas que, em contrapartida, está muito à frente em termos de combustíveis verdes, como o etanol.
A energia elétrica pode ser produzida por meio de usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas, energia eólica, entre outras.
Numa visão geral, as principais fontes alternativas de energia elétrica são: energias hídrica, nuclear, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica.
O Brasil tem apostado nas usinas hidrelétricas, que utilizam quedas d’água como fonte de energia. Neste caso, a produção de energia é sustentável, mas é preciso represar grandes áreas verdes, destruindo o habitat de muitas espécies de animais e da flora.
Nas hidrelétricas, a energia potencial, que é a água, é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o gerador e produzindo a energia elétrica.
Já a energia geotérmica é produzida por rochas derretidas no subsolo que aquecem a água. Essa forma de geração de energia é muito empregada na Islândia.
Uma das fontes renováveis de energia mais importantes hoje é a Energia eólica. Neste caso, usa-se a energia dos ventos para gerar eletricidade. A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica.
O problema desta forma de energia é que ela ainda apresenta um alto custo para implantação de turbinas eólicas em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.
A energia gerada por painéis solares fotovoltaicos está crescendo no mundo. Este recurso baseia-se em utilizar a energia da luz solar para sustentar residências. Os painéis armazenam energia em bancos de bateria para que seja usada em período de baixa radiação solar.