Os grupos econômicos mundiais são formados graças a interesses comerciais.
Os grupos econômicos mundiais são formados a partir da união de países que tenham interesses em comum quanto à economia, comércio exterior e desenvolvimento. Cada grupo econômico apresenta uma característica diferente. Alguns são mais ricos, enquanto outros trabalham para expandir suas riquezas e possibilidades de crescimento.
Esses grupos também podem ter motivações relacionadas à integração social e ideológica. Em geral, a formação de um grupo econômico mundial facilita o comércio entre nações vizinhas e promove um desenvolvimento integrado.
O primeiro Bloco Econômico do mundo foi o CECA – Comunidade Européia do Carvão e do Aço, que surgiu em 1956 e era formado por Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França.
Depois da Guerra Fria, mais Blocos Econômicos se formaram. Os grupos econômicos, geralmente, resultam em áreas de livre comércio, isenção de taxas e burocracias, união aduaneira e regras para comércio entre os países do bloco.
Em casos mais extremos, a formação de um bloco também pode resultar na união econômica e monetária, como aconteceu na União Européia, que adotou o Euro como moeda única.
Atualmente, os principais grupos econômicos do mundo são:
Países ACP – Associação de países da África, Caribe e Pacífico;
AELC – Associação Europeia de Livre Comércio;
ALADI – Associação Latino-Americana de Integração;
ALCA – Área de Livre Comércio das Américas;
APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico;
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul;
NAFTA – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio;
UE – União Européia;
UEMOA – União Econômica e Monetária do Oeste Africano;
UNASUL – União de Nações Sul-Americanas.
Em geral, a união dos países em blocos acontece por interesses mútuos e para tornar o grupo comercialmente competitivo. Esse tipo de acordo prevê que os países unidos se tornem mais fortes e se destaquem coletivamente no âmbito econômico.
Atualmente, o maior bloco econômico do mundo é a União Europeia, grupo das nações mais fortes e ricas da Europa. O Mercosul, bloco em que o Brasil está inserido, também é visto como promissor.