A Guerra de Tróia foi um conflito bélico histórico que aconteceu entre gregos e troianos na região da Turquia. A guerra durou aproximadamente 10 anos, entre 1300 e 1200 a.C.
O motivo da guerra de Tróia foi o sequestro da princesa Helena de Tróia, esposa do rei Menelau. O sequestrador da princesa foi Páris, filho do rei Príamo de Tróia, que acabou se apaixonando perdidamente por Helena.
O rapto de Helena deixou Menelau ávido por vingança. Ele organizou um exército, comandado pelo general Agamenon, para atacar os troianos. Cerca de mil navios foram enviados para Tróia para resgatar a princesa Helena.
Os 10 anos de guerra entre gregos e troianos deixaram milhares de soldados mortos, entre eles grandes heróis gregos, como Heitor e Aquiles.
A guerra só terminou quando o guerreiro grego Odisseu teve a ideia de presentear os troianos com um cavalo de madeira. Os troianos aceitaram o presente e acabaram surpreendidos por soldados que estavam dentro da construção oca.
Os troianos foram atacados por centenas de soldados gregos, e a cidade de Tróia acabou destruída. A Guerra de Tróia é contada na obra Ilíada de Homero.
A história do cavalo oco cheio de soldados deu origem à expressão “Presente de Grego”.
Alguns historiadores, no entanto, duvidam da veracidade dessa história, garantindo que a Guerra de Tróia não passa de uma lenda da mitologia grega.