O processo de imigração no Brasil foi intenso a partir de 1530. Mas, antes de falarmos sobre esse momento da história de nosso país, temos que entender que o termo imigrar significa sair de um país para entrar em outro com o objetivo de viver na nova terra.
No início da colonização do Brasil, os portugueses foram os principais imigrantes. Eles vieram em massa para o país com o ideal de exploração.
O processo de imigração foi ainda maior a partir de 1818, com a chegada de imigrantes para trabalhar nas plantações de café e outros setores em expansão. Mas esse processo também teve o triste lado do comércio de escravos.
Os negros africanos foram trazidos para o Brasil durante o período do tráfico negreiro, entre os séculos XVI e XIX. Historiadores acreditam que o número de negros trazidos para o país ultrapasse a marca de seis milhões de pessoas.
Os imigrantes suíços chegaram em 1819 à região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro; os alemães chegaram em 1824 e se instalaram no Rio Grande do Sul; os ucranianos e poloneses foram para o Paraná; os turcos e os árabes se concentraram na Amazônia; e os italianos e japoneses chegaram para ficar em São Paulo.
A partir de 1888, com a abolição da escravatura, o governo passou a incentivar a entrada de imigrantes europeus no Brasil para suprir a necessidade de mão-de-obra. Os imigrantes passaram a atuar no ramo cafeeiro, na policultura, na atividade madeireira, na produção de borracha, na vinicultura, entre outras áreas. Entre os anos de 1890 e 1900 mais de 1,4 milhão de imigrantes entraram no Brasil.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam oitenta por cento do total de estrangeiros. Várias colônias de imigrantes estão espalhadas pelo Brasil.
Podemos dizer que os imigrantes ajudaram a construir a identidade do povo brasileiro e contribuíram para o desenvolvimento de vários setores da atividade econômica de nosso país.
Vale lembrar que a imigração no Brasil não esteve condicionada apenas a esse período histórico. Ainda hoje o Brasil atrai milhares de imigrantes anualmente, principalmente coreanos, norte-americanos e europeus, que vêm atraídos pelo bom momento da economia brasileira.