O Imperialismo foi um movimento político que vigorou durante a Segunda Revolução Industrial. Essa política se baseava na expansão territorial e econômica das nações. Outra característica do imperialismo era a busca pelo poder e pela supremacia entre os países.
As nações imperialistas buscavam matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra. O imperialismo foi bastante presente na Alemanha e na Inglaterra no começo do século XX.
O imperialismo difundiu o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. Nesse contexto, existiam as nações dominantes e os países que eram dominados e explorados.
As grandes economias mundias desejavam ter mão-de-obra barata para explorar e gerar mais riquezas. Além disso, os imperialistas lutavam entre si para dominar a economia global.
A rivalidade entre as nações era constante, e esse foi justamente um dos motivos que levaram à Primeira Guerra Mundial.
Na chamada “nova era imperialista” os Estados Unidos se tornaram o principal país do imperialismo mundial. Podemos dizer que a influência dessa época ainda resiste nos dias de hoje, bem como o imperialismo norte-americano.