Manuel Bandeira escreveu mais de 20 livros de poesia e prosa.
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, Pernambuco, em 19 de abril de 1886. Ele foi um poeta, crítico literário e tradutor brasileiro.
Bandeira escreveu mais de 20 livros de poesia e prosa. Em 1904, ele descobriu que sofria de tuberculose, fato que o encorajou a se deslocar de São Paulo para o Rio de Janeiro para se tratar.
Manuel Bandeira viveu muito tempo na Europa, onde conheceu importantes autores e pintores. Ele contribuiu com o Movimento Modernista brasileiro, escrevendo poemas de crítica política e social.
Bandeira começou a publicar suas obras em 1924. Ele tornou-se um respeitado autor brasileiro e escreveu artigos para vários jornais e revistas.
Em suas obras, o poeta retratou o amor, as mulheres, a infância na cidade do Recife, os amigos e os problemas de saúde. Bandeira foi eleito para a Academia de Letras do Brasil, onde foi o terceiro ocupante da Cadeira de número 24, cujo patrono foi Júlio Ribeiro.
O poeta morreu com 82 anos de idade, no dia 18 de Outubro de 1968, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Seu funeral aconteceu no grande salão da Academia Brasileira Letras.