Max Weber é considerado um dos responsáveis pela sociologia moderna. Conheça a história desse importante sociólogo alemão!
Max Weber foi um importante sociólogo e economista alemão. Ele nasceu em Erfurt, na Turíngia, no dia 21 de abril de 1864. Weber ficou conhecido no mundo inteiro por seu livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Max Weber estudou economia e atuou como professor dessa disciplina na Universidade de Heidelberg. Ele também foi colaborador de vários jornais alemães e realizou muitas pesquisas acadêmicas.
Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Sua obra é destaque ao lado dos ensinamentos de Conte, Marx e Durkheim.
As principais obras de Max Weber são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Ele estudou vários aspectos da religião, e como a fé e o protestantismo contribuíram para a consolidação do capitalismo, principalmente nos Estados Unidos. Weber também pensava que o catolicismo tradicional era prejudicial ao desenvolvimento e à prosperidade econômica dos países.
Max Weber era de uma família de classe média alta, e foi criado num ambiente intelectual. Além de economia, Weber também estudou história, filosofia e direito.
O sociólogo se casou com Marianne Schnitger, em 1893. Depois da Primeira Guerra Mundial, Weber foi viver em Viena, onde criou o curso “Uma Crítica Positiva da Concepção Materialista da História”.
O pesquisador se manteve ativo durante toda a vida. Em 1919 ele participou de conferências em Munique e, em 1920, desenvolveu uma grave pneumonia aguda. Max Weber morreu vítima de pneumonia, no dia 14 de junho daquele ano.
