O Metabolismo é constituído por todas as reações químicas do organismo, incluindo as transformações energéticas e o desenvolvimento e reprodução celular.
Nas reações do metabolismo existem gasto de energia, que pode ser compensado com a absorção de energia externa. O processo envolve dois tipos de reação: endergônica ou endotérmica.
A liberação da energia presente em moléculas orgânicas se dá por meio da oxidação aeróbica. A energia gerada pelo metabolismo é utilizada pelo organismo.
As enzimas são essenciais para a geração da energia que nosso corpo precisa para realizar suas atividades e para manter suas funções vitais.
As reações metabólicas do corpo são classificadas em reações de síntese e reações de degradação. Nas reações de síntese, as moléculas simples se unem formando moléculas mais complexas. E nas reações de degradação as moléculas mais complexas são quebradas formando moléculas mais simples.
A glicose é uma das moléculas. Ela pode armazenar energia potencial e liberar a anergia durante a respiração celular, na forma de CO2.
O Metabolismo energético é aquele que coordena as calorias do corpo, pelo ganho e o gasto de energia. Bons hábitos alimentares podem acelerar o ritmo metabólico do organismo.