Os fungos pertencem ao Reino Fungi e são estudados pela micologia. Saiba mais!
A micologia, também chamada de micetologia, é a ciência que estuda os fungos. Essa área estuda a taxonomia, a sistemática, a morfologia, a fisiologia e a utilidade que os fungos podem ter para a medicina e para a indústria.
A palavra micologia vem do grego “Mykes”, que significa cogumelo, e “logos”, que significa estudo. Esse tipo de pesquisa é feito por botânicos, mas a micologia é uma ciência independente da Botânica.
Os fungos estudados pela micologia são organismos heterotróficos, como os cogumelos, as leveduras e os bolores. Os fungos pertencem ao Reino Fungi, são seres aclorofilados e que absorvem substâncias orgânicas.
Os fungos são formados por hifas, filamentos longos e ramificados, e se reproduzem por processos sexuais, assexuais e parassexuais. Os fungos são classificados em quatro divisões: Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota.
Existem vários tipos de fungos, como fungos venenosos e prejudiciais à saúde humana, e os fungos que são utilizados para tratamentos de saúde, na fabricação e desenvolvimento de remédios.
A micologia estuda os fungos que podem ser utilizados na indústria, como as leveduras, que são utilizados como fermentos; e na medicina, como a penicilina, utilizada como antibiótico natural.