Durante a Guerra Fria foi construído um muro pela Alemanha Oriental para separar a parte ocidental de Berlim. O muro, além de separar fisicamente a cidade de Berlim, simbolizava a situação política da época.
De um lado estava a República Federal da Alemanha, formada em conjunto com os países capitalistas como os Estados Unidos e seus aliados. Do outro lado estava a República Democrática Alemã, formada pelo regime socialista e seus aliados.
O muro foi levantado na madrugada de agosto de 1961, com mais de 66 km de extensão, 302 torres de observação e 127 redes metálicas elétricas, com alarmes. Muitos cães de guarda corriam ao redor do muro para atacar invasores.
Pela contagem oficial, 112 pessoas ficaram feridas e 80 morreram na tentativa de atravessar o muro.
A queda do muro de Berlim começou informalmente em 9 de novembro de 1989. Vários distúrbios civis fizeram com que a Alemanha Oriental permitisse que seus cidadãos pudessem visitar a parte ocidental. A reunificação da Alemanha só foi oficial em 3 de outubro de 1990, quando equipamentos industriais foram usados para destruir o muro que separa Berlim.