A cidade de São Francisco do Sul sofreu um grande prejuízo ambiental com uma explosão num depósito de fertilizantes. Entenda o caso!
No dia 24 de setembro de 2013 uma nuvem de fumaça tóxica atingiu a cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A nuvem tóxica foi causada por uma explosão num enorme depósito de fertilizantes. A combustão química de milhares de toneladas de nitrato de amônia foi a causa da dimensão catastrófica da nuvem de fumaça.
A cidade de São Francisco do Sul tem 50 mil habitantes, e cerca de 20% dessa população foi diretamente atingida por esse problema ambiental.
A explosão no depósito gerou uma reação química, sem chamas, que resultou em muitos efeitos negativos à saúde da população e ao meio ambiente. Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas residências por causa da nuvem tóxica.
O depósito onde o acidente aconteceu tinha 10 mil toneladas de fertilizantes à base de nitrato de amônia. O produto era estocado pela empresa Global Logística.
Dois milhões de litros de água foram usados para conter a reação. 157 pessoas tiveram algum problema de saúde ou desconforto respiratório causados pela inalação da fumaça.
A causa da explosão no depósito ainda está sendo investigada pelo Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina. Não há uma previsão para a conclusão da perícia.