Ações são títulos de empresas, negociados no mercado econômico.
As ações são papéis que têm valor de mercado e que representam uma parte do capital de alguma empresa. Ao comprar ações, você acaba se tornando investidor de determinada marca, uma espécie de sócio da empresa.
Você sabe o que é bolsa de valores?
As ações possuem códigos que são formados por quatro letras e um número, e que representam o nome da empresa e o tipo da ação. Muitas companhias emitem ações e abrem o capital para participação pública nos lucros e prejuízos.
Investir em ação é uma estratégia para investidores ousados, pois esse tipo de transação apresenta alto risco de perda do capital aplicado.
Existem dois tipos de ações:
Ações Ordinárias (ON): dá o direito de participação em assembleias gerais da empresa. O investidos recebe os lucros distribuídos pela empresa.
Ações Preferencias (PN): não dá direito de voto nas assembleias. Oferece lucros distribuídos em uma porcentagem maior do que o das ações ordinárias.
Os investidores em ações também são chamados de acionistas. As ações são negociadas no mercado pela Bolsa de Valores. Outro bom investimento é o cdb, mas o que é cdb?
Uma característica de risco na compra de ações é que, caso a empresa entre em falência ou concordata, o acionista é o último da fila a ter o direito de requerer sua fração do patrimônio.