O que são tsunamis?
Os tsunamis são grandes ondas devastadoras causadas por abalos sísmicos devido ao choque de placas tectónicas que provocam tremores, esses tremores derivam do solo do fundo do mar e atingem a costa. Essas ondas podem atingir a 30 metros de altura e destruir tudo o que estiver em seu caminho. Os tsunamis podem ser intervalados, variando de horas ou até dias, sendo eles ondas não isoladas, mas sim um conjunto de grandes ondas que se dissipam até serem paradas por alguma barreira.
O impacto entre placas tectônicas não são unicamente, os causadores dos tsunamis, eles também podem ser provocados por outros abalos abaixo ou sobre o mar, por explosões de submarinos, deslizamentos de ilhas, erupções vulcânicas, entre outros.
Esta palavra tem origem Japonesa, junção de dois elementos: Tsu “porto ou ancoradouro”, e nami “onda”. Estes fenômenos são mais comuns do Japão, por se tratar de um arquipélago rodeado de placas tectônicas. Quando ocorreu o primeiro Tsunami? O registro do primeiro tsunami ocorreu em 1692, nas proximidades de Port Royal, Jamaica. Ocorrendo um terremoto, posterior um maremoto, que matou cerca de 3.000 pessoas.
Alguns países adotaram um sistema de prevenção de tsunamis, ou seja, ao identificar um tsunami, o governo toma medidas de retirada dos moradores de zonas de riscos.