A língua portuguesa surgiu no Reino da Galiza e foi desenvolvida em Portugal na Idade Média. Sua origem é latino-romana. A Galiza se localizava no norte de Portugal. A língua se derivou do latim vulgar que foi introduzido no local há cerca de 2 mil anos. A língua foi se desenvolvendo através do contato do dialeto dos nativos ibéricos com nativos que usavam o latim vulgar.
Depois da queda do Império Romano, próximo ao século V, a língua começou a sua segunda fase de desenvolvimento e passou assim a se diferenciar as outras línguas de origem romana.
O português passou a ser usado oficialmente em documentos no século IX e a partir do século XV se tornou um idioma mais maduro e já dotado de literatura rica.
No período do descobrimento os marinheiros portugueses passaram a disseminar o idioma para lugares distantes. O idioma é bastante usado em antigas colônias portuguesas, como Angola e Cabo Verde.
Hoje, o idioma é uma das línguas oficiais da União Européia, do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos.