A Microsoft foi criada em 1975 pelos amigos Bill Gates e Paul Allen.
A história de sucesso da Microsoft é fruto de um espírito único de determinação, unido a um bom capital de investimento, uma ótima gestão de marketing e ações que tornaram a tecnologia popular.
Tudo começou com Bill Gates, um norte-americano que era filho de um advogado muito rico de Seattle. A grande fortuna da família de Gates foi responsável por possibilitar a criação da Microsoft.
Os dois sócios responsáveis pela empresa foram Bill Gates e Paul Allen. Em 1975, os dois amigos começaram a trilhar a jornada de construção da Microsoft.
O primeiro objetivo da empresa foi desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Em 1979, a Microsoft foi contratada pela IBM para criar um sistema operacional.
Gates e Allen compraram, então, o Q-DOS da Seattle Computer Products e o transformaram no MS-DOS. O custo do projeto foi de 50 mil dólares e, apesar de bem aceito, o sistema não fez grande sucesso no mercado.
Em seguida, Bill Gates convenceu Steve Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple: o Macintosh. Com isso, a aliança entre IBM e Microsoft foi quebrada.
Vale lembrar que a parceria entre IBM e Microsoft só foi possível graças a boa relação do pai de Gates com executivos da empresa.
Em 1980, Steve Ballmer se juntou ao time. Em 1982, a Microsoft lança o Microsoft COBOL e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS. No ano seguinte lança o Microsoft Word e o Microsoft Windows.
Os dois últimos programas do pacote Office, o PowerPoint e o Excel, foram lançados em 1987. Em 1995 é lançado o Windows 95, o primeiro sistema operacional completo para computadores pessoais.
Depois de começar a traçar um caminho individual, a Microsoft finalmente encontrou o sucesso. A empresa construiu um monopólio nos sistemas operacionais e criou o Windows, uma das interfaces mais utilizadas no mundo.