O plágio é crime contra os direitos autorais e deve ser combatido no ambiente escolar.
Em tempos de internet os professores devem ficar atentos ao problema do plágio escolar, o famoso Control C – Control V, tão utilizado pelos estudantes nos trabalhos escolares. A cópia de trechos de textos, artigos, livros e trabalhos acadêmicos, sem a citação das referências bibliográficas, é crime contra os direitos autorais.
O plágio causa prejuízos à aprendizagem, por isso é preciso cuidado dos professores na hora de corrigir os trabalhos. Ao mesmo tempo em que a internet ajuda na busca de referências diversas nas pesquisas escolares, ela também incentiva o plágio por facilitar demais o acesso do estudante ao conteúdo já pronto.
Atualmente, estudantes dos ensinos médio e superior são os que mais fazem uso de pesquisas escolares copiadas na íntegra ou parcialmente. O plágio escolar pode estar relacionado à falha de caráter dos estudantes, à preguiça e à facilidade de copiar textos de terceiros.
Nesse processo, o aluno é o mais prejudicado, pois deixa de aprender. O plágio é contra a ética e a moral.
É papel dos professores esclarecer os estudantes de que o uso de citações e textos de outros autores deve acontecer mediante a apresentação dos créditos e referências bibliográficas.