A poliarquia é um conceito que avalia o nível de democracia nos países.
A poliarquia é um conceito da ciência política, criado nos Estados Unidos, por Robert Dahl. Esse termo é uma referência aos diferentes graus de democracia existentes em sociedades industriais.
O conceito nos dá a ideia de um sistema de classificação sociológico sobre o que seria a plena democracia formal. Pela poliarquia, é possível analisar de maneira realista a prática da democracia nos Estados.
Existem dois parâmetros para a classificação poliárquica: o primeiro é baseado na inclusão popular na escolha de seus representantes e o segundo avalia a disputa política. Quanto maior for a democratização da inclusão popular nas eleições, mais democrática é a sociedade.
Assim, o conceito de poliarquia está relacionado à participação política e à competição política. A participação política depende da inclusão da população no processo político.
A poliarquia também nos transmite a ideia de grau máximo de desenvolvimento do direito de voto e da competição de diversos grupos políticos pelo poder.
O conceito de poliarquia foi baseado na concepção shumpeteriana de democracia, descritos nos estudos de Joseph Alois Schumpeter (1883-1950).