As evidências físicas de uma gravidez em seu início são bem sutis, entretanto, o que mais chama atenção neste período são as alterações que o corpo da mulher começa a sofrer para proporcionar o desenvolvimento do bebê. E é neste período que os sintomas mais sentidos e incômodos surgem, como por exemplo: sonolência, dor nos seios e também, os enjoos, os grandes vilões de uma gestação feliz.
Bom, a dor nos seios e a sonolência são facilmente explicáveis, afinal de contas, o corpo está trabalhando a todo vapor para assegurar uma gestação saudável, porém, segundo a obstetra Dra. Daniela Schmitz do Hospital São Camilo, São Paulo, explica que os enjoos são resultados de uma elevação do nível de hormônios que é comum nos primeiros três meses de gestação. Este hormônio é o HCG e é o responsável por estimular os ovários a produzirem progesterona e estrógeno, os aumentos dessas substâncias geram as ânsias e os vômitos, explica a Dra.
Não existem tratamentos para amenizar esses efeitos, porém, existem algumas dicas que podem diminuir o mal estar do início da gestação. É aconselhável que as novas mamães comam de três em três horas, não refeições pesadas, (a progesterona diminui o ritmo dos movimentos gastrointestinais e com isso faz os alimentos permanecerem mais tempo no estômago), veja bem, uma fruta, por exemplo, é uma boa fonte de vitamina para se inserir entre as refeições principais.
Em algumas mulheres, infelizmente, uma boa alimentação não basta, tendo que haver uma intervenção médica com uso de medicamentos e soro para que não haja desidratação ou algum outro mal. E, para encerrar, como os enjoos ocorrem na maioria das vezes pela manhã, é recomendável que, antes da escovação de dentes, a gestante tome seu café da manhã reforçado, tal costume pode amenizar e muito o mal-estar.
Carboidratos são muito bem-vindos nesse período também, como também, evitar odores muito fortes como: xampus, perfumes e etc.