O movimento desses gigantescos blocos é responsável pela ocorrência de terremotos e vulcões.
As Placas Tectônicas, também chamadas de Placas Litosféricas, são gigantescos blocos de terra que formam a camada sólida externa do planeta Terra. As placas estão sempre em movimento e por isso podem gerar alguns fenômenos naturais, como os terremotos, por exemplo. Esse tipo de ocorrência se dá em razão da colisão de diferentes blocos nas chamadas zonas de convergência e divergência.
As placas tectônicas também interferem na expansão de oceanos. Conheça abaixo as principais placas tectônicas da Terra:
Placa do Pacífico – Tem cerca de 70 milhões de quilômetros quadrados, destacando-se como a maior placa oceânica. Esse bloco fica na região do Oceano Pacífico.
Placa de Nazca – Tem aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados. O bloco está localizado no leste do Oceano Pacífico. Essa placa costuma se chocar anualmente com a placa Sul-Americana. Esse processo deu origem à Cordilheira dos Andes.
Placa Sul-Americana – Tem 32 milhões de quilômetros quadrados. O Brasil está localizado no centro dessa placa, por isso não sofre com a instabilidade das colisões de blocos e não conta com a ocorrência de terremotos e vulcões.
Placa Norte-Americana – Tem 70 milhões de quilômetros quadrados. Está localizada na América do Norte, América Central, na Groenlândia e em parte do oceano Atlântico.
Placa Africana – Possui 65 milhões de quilômetros quadrados. Abrange todo o continente africano e, normalmente, colide com a Placa Euroasiática, processo que deu origem ao mar Mediterrâneo e ao Vale Rift.
Placa Antártica – Tem 25 milhões de quilômetros quadrados.
Placa Indo-Australiana – Conta com as placas Australiana e Indiana. Tem 45 milhões de quilômetros quadrados que abrangem a Índia, a Austrália, a Nova Zelândia e parte do oceano Índico.
Placa Euroasiática Ocidental – Tem 60 milhões de quilômetros quadrados que abrangem o continente europeu e o extremo oeste da Ásia.
Placa Euroásiatica Oriental – Tem 40 milhões de quilômetros quadrados. Abrange o continente asiático. Forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico, sendo uma região frequentemente atingida por vulcões e terremotos.
Placa das Filipinas – Tem 7 milhões de quilômetros quadrados e se localiza no Oceano Pacífico.