O racismo só causa prejuízos para o futuro, o desenvolvimento e o diálogo dentro de uma nação. Entenda!
O racismo, infelizmente, é um comportamento que está ligado à história da humanidade. Esse tipo de pensamento é extremamente ultrapassado e inaceitável para os dias de hoje.
O mundo ainda assiste a casos de racismo, mas hoje esses atos são punidos com rigor pela lei. O racismo traz diversas consequências para a sociedade, como a intolerância, a violência e até a guerra.
Um pesquisa feita no Brasil mostrou que os jovens negros são as principais vítimas de violências. O Brasil tem hoje a maior população negra do mundo fora da África, e não podemos aceitar que o racismo faça parte do nosso dia a dia.
O racismo promove uma perda de diálogo social e muita violência. Para acabar com isso, o governo tem apostado em campanhas, como a Campanha Igualdade Racial é Pra Valer.
Apenas em 2009, foram registradas 19 mil mortes de jovens negros, em contraposição a 9 mil mortes de jovens brancos. Em muitos casos, a sociedade assiste a essa violência em silêncio.
Atualmente, as políticas públicas e a atuação do poder público tentam acabar com as diferenças de oportunidades para brancos e negros. O problema do racismo só traz consequências negativas e atraso para a nação.
O Brasil não pode mais aceitar a violência contra a juventude negra, pois essa realidade gera prejuízos para o futuro e o desenvolvimento do país. Na opinião dos brasileiros, as principais ações para combater o racismo devem ser a melhoria do ensino nas escolas e a mudança das leis. As campanhas de conscientização e as ações afirmativas também devem ser usadas para combater o racismo.