Segundo especialistas, é impossível prever quando e onde um meteoro vai cair.
A queda de um meteoro na Rússia, em 2013, causou preocupação e alertou os astrônomos do mundo todo. O meteoro que atingiu a região dos Urais deixou pelo menos 950 feridos e causou pânico.
Segundo especialistas, o fenômeno não é raro, mas é praticamente impossível prever quando e onde vai cair um meteoro. No Brasil, esse tipo de ocorrência se dá, ao menos, uma vez por ano.
O fato de a Terra apresentar 70% de sua superífice coberta por água, faz com que a probabilidade dos meteoros atingirem o solo é muito menor do que a deles atingirem o mar.
Os restos do meteoro que caiu na Rússia foram levados por cientistas para um laboratório para que fossem estudados. O corpo celeste caiu na Terra a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo.
O meteoro de aproximadamente 10 toneladas gerou uma onda expansiva que afetou várias regiões e espalhou fragmentos, que causam danos a milhares de casas. Segundo autoridades da Rússia, 100 mil metros quadrados de vidros de janelas foram quebrados. O meteoro causou danos superiores a 30 milhões de dólares.
De acordo com especialistas, os meteoros caem de maneira periódica, mas a repetição do fenômeno num mesmo local é praticamente impossível.