O quilombo de vassouras estava localizado no Rio de Janeiro e contava com cerca de 300 escravos.
O quilombo de vassouras foi um importante local de resistência negra. O grupo estava concentrado na província do Rio de Janeiro e contava com cerca de 300 escravos que trabalhavam nas lavouras de café.
Você sabe tudo sobre o tráfico negreiro?
O Quilombo de Vassouras ficou conhecido por uma revolta que ocorreu em 1838. A rebelião era contra a exploração dos escravos pelos senhores do café.
Os quilombolas se revoltaram contra a violência dos patrões. Os escravos do quilombo de vassouras eram constantemente açoitados nas lavouras de café do Rio.
A grande rebelião no Quilombo de Vassouras alertou os donos de escravos sobre a tendência das insurreições que surgiam no Brasil naquele período. Foi preciso chamar as tropas da Força Imperial para acabar com a rebelião.
O líder da revolta do Quilombo de Vassouras foi Manoel Congo, que acabou condenado à morte depois do movimento. Os outros escravos que participaram da revolta acabaram condenados a três anos de prisão, permanecendo no gonzo, uma espécie de dobradiça de ferro que envolvia o pescoço. A punição dos revoltosos também contava com 650 chibatadas. Alguns escravos não aguentavam e morriam durante o pagamento da sentença.
O Quilombo de Vassouras foi muito importante para a história do Brasil, sendo símbolo da resistência e da luta contra a escravidão.