A educação deveria ser algo primordial em todo lugar, infelizmente no Brasil não é, mas as vezes damos passos certeiros rumo ao aprendizado. Assim como em outros países o governo implantou um exame geral que ajuda a medir o nível educacional e controla a entrada unificada em faculdades, após essa criação o ENEM passou a ser parte importante na vida de um jovem.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, acontece uma vez por ano, quando foi criado servia apenas para medir a qualidade do nosso ensino, hoje ele serve como porta de entrada para as melhores faculdades do Brasil. Aos que querem ingressar em universidades particulares podem conseguir bolsa pelo ENEM, para as públicas ele serve como um vestibular, além disso o aluno pode obter ajuda com o financiamento estudantil e comprovar a conclusão do ensino médio.
Milhares de pessoas de todas as idades se inscrevem todo ano no Exame Nacional do Ensino Médio, o governo cobra uma taxa de inscrição de R$ 68,00, mas abre exceção para alunos de escolas públicas e pessoas de baixa renda.
A provas do ENEM são divididas em duas partes e feitas em dois dias diferentes. No primeiro dia é a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia é feita a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Na teoria parece fácil prestar o ENEM, na prática não é bem assim, além de ser uma prova muito difícil ela é extensa e muito cansativa. Mas para facilitar a vida dos inscritos e prepara-los para a prova, existe agora o simulado do ENEM.
O primeiro simulado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 2015. O simulado se chama Hora do Enem, a proposta inicial do Ministério da Educação – MEC era liberar apenas para alunos que já concluíram o ensino médio, mas a procura foi tanta que qualquer inscrito pode realizar a prova preparatória. Para prestar o simulado, a pessoa deve se cadastrar online e fazer a prova em até quatro horas. Ele contém 80 questões e a mesma metodologia da prova oficial. Para os interessados que não tem internet em casa, o MEC liberou alguns pontos com internet para a realização do simulado e ele também pode ser feito de um aparelho smartphone.
Mas além do simulado oficial do ENEM os inscritos podem contar com a ajuda do querido Google, e mergulhar em milhares de simulados, gratuitos, espalhados pela internet. Outra plataforma que facilita muito os estudos é o Youtube, nele você pode encontrar muitos vídeos que facilitarão sua vida na hora dos estudos.