O Sistema Endócrino é composto por glândulas e órgãos que atuam em processos fisiológicos regulando e controlando várias funções, como o desenvolvimento de tecidos, o equilíbrio hídrico, a reprodução e o metabolismo de carboidratos.
O sistema é formado por glândulas endócrinas, responsáveis por secretar hormônios para a corrente sanguínea do corpo.
As principais glândulas endócrinas são: a pineal, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários femininos e os testículos masculinos.
Vamos conhecer um pouco sobre cada glândula do Sistema Endócrino:
Pineal – pequena glândula situada no centro do cérebro e que atua no controle dos ciclos diários de sono e vigília. Responsável pela secreção do hormônio melatonina.
Hipófise – pequena glândula situada sob o encéfalo e conectada ao hipotálamo. Atua no controle do metabolismo. Secreta ocitocina, o hormônio antidiurético (ADH), a somatotrofina (GH), o hormônio folículo estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a prolactina e o hormônio tireotrófico (TSH).
Tireóide – glândula situada na região frontal do pescoço. Secreta a tiroxina (T4), a triidoxina (T3) e a calcitonina. Atua para regular o metabolismo celular e a concentração de cálcio. A baixa concentração de hormônios tireoidianos causa uma doença chamada Hipotiroidismo; e a alta concentração causa o hipertiroidismo.
Paratireóides – conectadas à parte posterior da tireóide, essas quatro glândulas endócrinas secretam o paratormônio (PTH), que controla a regulação da concentração de cálcio no organismo.
Suprarrenais – localizadas sobre os rins. Secreta o cortisol e a aldesterona. Atua para regular a permeabilidade dos capilares sanguíneos e aumenta a absorção de sais.
Medula adrenal – secreta adrenalina e a noradrenalina. Atua para preparar o organismo para situações de perigo ou estresse e controla a pressão sanguínea do corpo.
Pâncreas – glândula mista localizada na região abdominal. Secreta a insulina e o glucagon, que atuam no controle da concentração de glicose no sangue.
Ovários – secretam os hormônios sexuais femininos: estrógeno e a progesterona. Atua no ciclo menstrual, na formação do endométrio e na manutenção da gravidez.
Testículos – secretam o hormônio sexual masculino: a testosterona.
De uma maneira geral, todas as glândulas do Sistema Endócrino exercem uma função de mensageiros químicos, transportando hormônios pelo corpo.