A Idade Média deixou um importante legado quanto às inovações tecnológicas. Saiba mais!
Durante a Idade Média aconteceu uma grande revolução tecnológica. Muitos inventos foram criados nessa época, e muitos avanços científicos foram constatados.
A tecnologia medieval engloba todas as descobertas tecnológicas no período da Idade Média, tempo que durou aproximadamente mil anos. A Europa foi o grande centro do desenvolvimento tecnológico do mundo nessa era.
Foi nesse período, por exemplo, que se desenvolveram as técnicas de fabricação e manuseio de vidros, as noções de perspectiva nas pinturas, a colheitadeira, os guindastes e as engrenagens diferenciais. A Idade Média também foi marcada pela criação das redes esgotos, dos aquedutos, das ligas de ferro fundido e dos navios mercantes.
É possível afirmar que a Idade Média teve uma verdadeira Revolução Industrial, pois apresentou um número muito elevado de novas tecnologias e invenções em desenvolvimento. O período teve a invenção dos óculos, no século XIII; da prensa móvel, no século XV; e a invenção dos primeiros relógios mecânicos.
Instrumentos utilizados até hoje pelo homem, como a bússola e os mapas, também foram criados e aprimorados durante a Idade Média. Nesse momento histórico também aconteceu a invenção das caravelas, que tornaram possível a expansão marítima pelo mundo no início da Idade Moderna.
Em resumo, a Idade Média deixou um importante legado tecnológico para os homens. Graças à tecnologia medieval, foi possível divulgar novas ideias pela imprensa e pelos livros, foi possível explorar novos continentes e descobrir novas terras e foi possível avançar no conhecimento científico.