Numa redação temos dois elementos distintos, mas que se complementam, chamados: título e tema. Por causa das semelhanças entre estes dois elementos, alguns erros são frequentes na hora de escrever. Muitas pessoas confundem tema e título e acabam achando que eles podem ser a mesma coisa.
Vamos ver, então, quais são as principais diferenças entre título e tema e aprender a elaborar e utilizar corretamente cada um deles.
O tema é sempre o assunto proposto na redação, por exemplo: aquecimento global, violência, educação, etc… Algumas vezes, o tema pode ser apresentado de maneira ainda mais específica, como: violência contra a mulher, educação contemporânea, etc…
Quando nós delimitamos o assunto e optamos pelo posicionamento do texto, aí podemos elaborar o título. Por exemplo: “Lei Maria da Penha reduz índices de violência contra a mulher”.
Assim, temos que:
Tema – É o assunto sobre o qual se escreve. Trata-se de um elemento abstrato e que não faz parte da redação.
Título – É o primeiro elemento textual da redação. Trata-se de uma expressão objetiva que mostra o assunto e o posicionamento do texto. O título deve ser curto.
Em alguns casos as redações de vestibulares não exigem o título, mas é sempre bom estar preparado para escrevê-lo.