Vasco da Gama foi um importante navegador português. Conheça a história desse nobre explorador dos mares!
Vasco da Gama foi um importante navegador e explorador português. Ele nasceu em Sines, no Reino de Portugal, por volta do ano de 1460.
Vasco da Gama foi um nobre, e teve um papel relevante nas grandes navegações portuguesas. Ele foi o primeiro homem a levar uma frota de navios da Europa para a Índia.
Vasco foi o terceiro filho de dom Estêvão da Gama e Isabel Sodré. A família fazia parte da nobreza de Portugal.
Ao nascer, Vasco foi destinado por seus pais a seguir a vida eclesiástica, mas preferiu seguir carreira militar e entrar para o universo da navegação. Suas grandes conquistas como explorador o levaram a se tornar governador do Estado Português da Índia.
Antes disso, contudo, Vasco da Gama foi capitão-mor de Portugal. Em 1497, Vasco da Gama deixou Lisboa, dobrou o Cabo da Boa Esperança e chegou à Índia um ano depois. Essa viagem foi marcante para Vasco, pois dos 155 homens que viajavam com ele, apenas 55 sobreviveram.
Ao voltar para Portugual, Vasco da Gama foi recebido pelo rei e recebeu o título de dom “Almirante dos Mares da Arábia, Pérsia, Índia e de todo o Oriente”. Em 1502, ele viajou pela segunda vez à Índia.
Vasco da Gama se tornou um homem rico e poderoso. Ele se casou com Dona Catarina de Ataíde, e teve sete filhos.
Anos mais tarde, recebeu o título de Conde da Vidigueira, e recebeu ordens de realizar uma terceira viagem ao oriente, dessa vez na posição de Vice-rei da Índia.
Durante essa terceira viagem, Vasco da Gama contraiu malária, uma doença infecciosa. Ele morreu em Cochim, na Índia Portuguesa, no dia 24 de Dezembro de 1524. Seu corpo foi transladado para Portugal e está enterrado até hoje no mosteiro dos Jerônimos.