Os filósofos antigos dedicavam suas vidas à exposição ideológica e ao entendimento da relações humanas.
A vida dos filósofos, de uma maneira geral, seguia uma rotina de pensamento e exposição ideológica. Esses pensadores levavam a vida de acordo com um conjunto de crenças e preceitos que eles próprios escolhiam.
Os filósofos buscavam constantemente um autoexame e uma evolução intelectual a partir do entendimento de questões relacionadas à vida e à existência humana. Os dias dos filósofos eram divididos em aprender, estudar, questionar e transmitir conhecimento.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida de três importantes filósofos: Platão, Sócrates e Tales de Mileto.
Platão nasceu em Atenas, em 427 a.C. Ele era filho de pais aristocráticos e ricos. O filósofo apresentava uma veia artística e poética. Na fase adulta, Platão demonstrou a importância e o valor filosófico.
Platão foi amigo de Sócrates e aprendeu com ele. Platão fundou sua escola de filosofia e trabalhou na política utopista. Platão morreu no ano 348 a.C.
Já Sócrates foi um filósofo que não se interessava muito por política e optava por um ensinamento oral e fragmentário. Sócrates trabalhou com a moral e tentou resolver o problema da vida.
Sócrates se limitava à pesquisa filosófica e partia do conhecimento empírico e da opinião dos sofistas para chegar ao conhecimento intelectual e universal. Sócrates acreditava que o saber intelectual transcende o saber sensível.
Agora falando sobre Tales de Mileto, podemos dizer que ele foi um filósofo ocidental. Ele nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia.
Tales foi um dos sete filósofos mais sábios da Grécia Antiga. Ele fundou a Escola Jônica.
Para Tales de Mileto, a água era a origem de todas as coisas, uma substância primordial considerada a essência do universo. Entre os grandes ensinamentos de Tales destaca-se a primeira explicação sobre o eclipse solar. O filósofo viveu buscando a verdade da vida por meio da natureza.
Assim como Platão, Sócrates e Tales de Mileto, o mundo teve outros grandes nomes na filosofia, que muito contribuiram para a evolução do pensamento do homem e para os ensinamentos que utilizamos até hoje.