A visão humana é um importante sentido. Ela é possível graças a um complexo sistema de detecção de luz e interpretação de imagens.
O olho é o órgão responsável por articular esse sentido. Os elementos que formam o órgão se encontram no globo ocular. No processo de formação da visão, a luz incide na córnea e converge até a retina, dando forma às imagens.
Os olhos têm três membranas:
Esclera – é o branco dos olhos. Uma camada resistente.
Corioide – é a membrana intermediária, onde estão os vasos sanguíneos.
Retina – guarda as células que recebem os estímulos visuais e as transformam em impulsos nervosos.
Na visão, os olhos apresentam a característica de se adaptar às fontes de luz. Quando há grande luminosidade, as pupilas se comprimem; e quando há menos luz elas se dilatam.
Outro importante elemento dos olhos é o Cristalino, região localizada atrás da íris. Trata-se de uma membrana elástica, que muda de espessura conforme a distância em que se encontra o objeto foco da visão.
Esquema da visão:
Para que o ser humano possa enxergar é preciso que a luz chegue aos olhos atravessando a córnea. O cristalino é a região que direciona a luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto. Depois disso, as células receptoras (cones e bastonetes) enviam impulsos nervosos ao nervo óptico e em seguida ao cérebro, que atua na interpretação da imagem.