A Revolução Tecno-Científica é mais conhecida como a Terceira Revolução Industrial, desencadeada principalmente pela junção de conhecimento científico e o uso da tecnologia da produção industrial.
O mundo capitalista no qual vivemos, a inserção de tecnologias e o aprimoramento produtivo dinamiza o mercado e promove acessibilidade ao uso de diversos produtos para a população.
Essa nova revolução se iniciou em meados do século XX, e contam com diversos tecnologias que aplicáveis na ampliação da produção e do consumo.
Hoje a Revolução Tecno-Científica englobam áreas da ciência, tecnologia e produção, diversas descobertas nesses três campos do conhecimento são importantes e se integram rapidamente no mundo atual ao consumo.
As principais características da Terceira Revolução Industrial são:
– Uso da informática nos processos industriais
– Novas fontes de energia, a famosa energia limpa
– Diminuição da mão de obra humana
– Direitos trabalhistas garantidos
– Globalização, ampliação da indústria para exportação
– Desenvolvimento da Biotecnologia
– Novos países se tornaram potências industriais, inclusive o Brasil
– Enorme venda de produtos tecnológicos
– Consciência ambiental
Diversas invenções foram importantes para que a produção industrial aumentasse nesse período, agora a grande preocupação, não é a capacidade de produção, mas a destinação após o uso desses produtos e o uso limitado de matéria prima.
A Terceira Revolução Industrial está integrado à Globalização, mas essa nova realidade está também ligada ao desenvolvimento de séculos, economia, guerras e invenções. Grandes pensadores e inventores são os responsáveis pelo avanço industrial, pela capacidade de criar produtos em massa e desenvolvimento de países.