O antropocentrismo é uma filosofia que coloca o homem como o centro do universo.
Antropocentrismo é a ideologia que coloca o homem como centro do universo. Essa filosofia surgiu no fim da Idade Média, quando o homem passou a ser o centro das ações, e da expressão cultural, histórica e filosófica do mundo.
Pelo antropocentrismo, o homem é o centro do cosmos. O antropocentrismo esteve presente em muitas doutrinas, inclusive nos conhecimentos orientais do Budismo e do Hinduísmo.
Nessa ideologia, o homem é visto como um ser que caminha sempre para o aperfeiçoamento, pois ele é o único que pode se libertar da cadeia da reencarnação.
O antropocentrismo pode ser visto também no sistema filosófico de Kant, que afirma que o homem ordena e dá sentido à caótica natureza. Nesse contexto, o homem é visto como o único ser capaz de organizar o mundo exterior, uma espécie de regulador do cosmos.
A popularidade do antropocentrismo acabou deixando de lado a filosofia do teocentrismo, onde Deus era a única referência da vida. Assim, o surgimento do antropocentrismo marca a separação entre a Teologia e a Filosofia.
Deixe um comentário