Napoleão Bonaparte tornou-se imperador da França em 18 de maio de 1804, fortalecendo a nova nobreza francesa, formada por burgueses, generais e marechais.
O Império Napoleônico foi instaurado num momento em que a França necessitava de um líder salvador, alguém que pudesse manter a ordem das conquistas burguesas e restaurar a soberania popular.
A ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder aconteceu depois da Revolução Francesa. Napoleão era um militar de destaque e havia se tornado popular depois de participar das guerras da Itália (1796-1797) e do Egito (1798-1799).
Ele foi escolhido para liderar o golpe que depôs o Diretório francês, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802). Em 1804, ele passou a governar a França sob uma monarquia vitalícia.
Napoleão implantou reformas internas e alcançou êxitos em guerras. A constituição desse período dava a Napoleão poderes ilimitados.
Em 1802, ele assinou a Paz de Amiens, que colocou fim ao conflito europeu iniciado em 1792. No setor financeiro, ele criou um grupo encarregado de arrecadar impostos e fundou o Banco de França.
Dessa forma, a França encontrou sucesso nas empreitadas da política interna e externa. No entanto, o país sofria com um governo déspota, onde as Assembleias haviam sido suprimidas e o Tribunato e os Corpos Legislativos haviam perdido suas funções.
Em 1809, Napoleão passou a determinar os impostos cobrados, sem respeitar as liberdades individuais ou políticas. A liberdade de imprensa foi deixada de lado e até mesmo o ensino superior na Universidade Imperial foi censurado, com a alteração dos programas de História e Filosofia.
Com essas medidas autoritárias, o império napoleônico passou a desagradar à sociedade francesa. Apesar dos avanços que haviam sido feitos por Napoleão no campo da infraestrutura, como a abertura de canais, a reconstrução dos portos e a construção de estradas, a população da França estava ávida por mudanças.
Depois de vencer muitos conflitos, o império de Napoleão acabou surpreendido por um ataque realizado pela Prússia, a Áustria e a Rússia. Napoleão foi derrotado em Leipzig, em 1813, e a França acabou invadida, fato que levou ao restabelecimento da Monarquia.
Depois disso, Napoleão foi feito prisioneiro e transferido para a Ilha de Elba, de onde fugiu um ano depois, em março de 1815. Ele ainda conseguiu retomar o poder na França, reorganizando seu exército para a batalha de Waterloo, na Bélgica. Entretanto, ele foi novamente vencido e aprisionado pelos ingleses.
Depois de exilado na Ilha de Santa Helena, Napoleão Bonaparte faleceu, colocando fim ao império napoleônico. Depois disso, Luís XVIII foi restaurado rei da França.
Resumindo, a crise que levou o Império Napoleônico à queda foi resultado de uma conjugação da política de opressão econômica interna e das guerras dispendiosas que Napoleão comandava.
Curiosidade de Napoleão Bonaparte
Você sabia que o Napoleão era baixinho e que isso atrapalhava a sua reputação?
Se ele soubesse como aumentar a estatura, isso provavelmente não teria acontecido, então, não repita o erro que ele cometeu e seja respeitado por todos os lugares aonde você passa!
Deixe um comentário