Pelé cujo nome é Edson Arantes do Nascimento, nasceu no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações – MG, cidade do sul de Minas Gerais.
O Craque de futebol conhecido em todo mundo como Pelé é considerado como o maior futebolista que já existiu.
Filho de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento, conhecido no sul de minas, tinha apelido de Dondinho, na cidade de Três Corações, dizem que o Pai do Pelé foi melhor jogador que o próprio filho, considerado como Rei.
Seu Pai jogava no Atlético de Três Corações e depois no time de São Lourenço, nesse time, tinha o jogador chamado “Bilé”, seu filho Edson adorava ser goleiro e a cada defesa gritava “Defende Bilé”, as crianças amigas de Edson tinha dificuldade ao pronunciar “Bilé” e com o tempo o apelido do pequeno Edson, se tornou Pelé, para seus amigos e para o mundo.
Em 1945, sua familia se mudava para Bauru, e Pelé começou a jogar no time juvenil da cidade, um antigo e famoso jogador Waldemar de Brito, viu o Pelé jogando e levou para Santos.
Pelé fez história no futebol, disputou cerca de 1367 partidas, dos quais marcou 1282 gols, uma média de 0,94.
O milésimo gol foi um acontecimento histórico e muito esperado por todos na época, o gol aconteceu em 19 de novembro de 1969, às 23h11, o Santos venceu o Vasco por 2 a 1, o público era de 65.157 pagantes.
Seu legado será levado por muitas gerações, seu talento jamais inigualado será aplaudido a cada vez que seus lances forem repetidos.
Fatos curiosos sobre Pelé:
– Pelé e seu time do Santos em uma excursão em 1969, fez parar a guerra civil no Congo, para que o rei do futebol transitasse com segurança.
– Pelé atuou nas 11, ele adorava jogar como goleiro, atuou em 4 partidas pelo Santos como goleiro.
– Pelé foi ministro dos Esportes de 1995 a 1998.
– Depois de Pelé vestir a camisa 10, o numero 10 passou a ser utilizado pelo principal jogador do time em todo mundo.
– O gol de placa surgiu após o Pelé fazer um lindo gol contra o Fluminense e ter virado placa em sua homenagem.
– Em um jogo Pelé foi expulso, a torcida inconformada expulsou o juiz e trouxe de volta o Pelé para campo.
Deixe um comentário